quinta-feira, 6 de junho de 2013

OLIMPÍADAS BRASILEIRA DE MATEMÁTICA


Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição dedicada aos alunos brasileiros ou de escolas e universidades brasileiras das redes pública e privada desde o 6º ano do ensino fundamental até estudantes universitários em nível de graduação.
A Olimpíada Brasileira de Matemática cumpre um papel relevante na tentativa de melhorar o ensino de Matemática em nosso país. A realização da OBM tem aumentado o interesse dos jovens pelo estudo da Matemática além do currículo escolar e pela resolução de problemas que estimulam o raciocínio e a criatividade. Além disso, a OBM envolve diretamente os professores das escolas na aplicação e correção das provas de 1ª e 2ª fases propiciando, através da discussão dos problemas com os alunos, o desenvolvimento de todos no trabalho com a Matemática de forma mais rica e criativa. A Olimpíada Brasileira de Matemática tem desempenhado também um importante papel relacionado à descoberta de talentos para a pesquisa em matemática. Muitos jovens matemáticos brasileiros de destaque participaram com sucesso de Olimpíadas de Matemática quando estudantes do ensino fundamental e médio.
A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), conta com a colaboração de professores universitários em 150 instituições de ensino superior: eles participam de todas as atividades da OBM, inclusive aquelas referentes à OBM Nível-Universitário em atividades de coordenação, divulgação, treinamento de alunos, aperfeiçoamento de professores e aplicação das distintas fases da competição.

Objetivos:
• Interferir decisivamente na melhoria do ensino de Matemática em nosso país estimulando alunos e professores a um desenvolvimento maior propiciado pelas condições que atualmente podemos oferecer: a realização da OBM.
• Descobrir jovens com talento matemático excepcional, e colocá-los em contato com matemáticos profissionais e instituições de pesquisa de alto nível, propiciando condições favoráveis para a formação e o desenvolvimento de uma carreira de pesquisa.
• Selecionar e preparar os estudantes que representarão o Brasil em olimpíadas internacionais de Matemática.

Na escola foram 36 alunos aprovados do 6º ao 9º ano, mas somete poderemos enviar 12 de cada nível... que pena... Estamos na esperança de novas medalhas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário